Facebook-icon  Twitter-icon

 

O evento, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),
acontece na cidade de Rio Verde (GO) e
pretende popularizar e valorizar a produção científica nacional

Por Tamires Marinho

Com objetivo de discutir os impactos causados pelo agronegócio na saúde das pessoas e no meio ambiente, o Observatório da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas (OBTEIA), vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB), estará presente na Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), nos dias 17 e 18 de maio, na cidade de Rio Verde, no estado de Goiás. 

O encontro abordará como tema central das discussões “Cerrado: Ciência, Inovação, Crescimento Econômico, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade” e, assim como ocorre em todos os eventos da SBPC, pretende popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. 

Fernando Carneiro, coordenador do OBTEIA e pesquisador da Fiocruz, participará da mesa “Agronegócio, Saúde e Meio Ambiente” ao lado do Chefe-Geral da Embrapa Arroz e Feijão, Alcido Elenor Wander e do Secretário Adjunto de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Mauro de Oliveira Pires. As atividades terão a coordenação da professora do Instituto Federal Goiano Haihani Silva Passos. 

Confira a programação completa do evento.  

Lançamento

Na ocasião, será realizado o lançamento do Livro “Campo, Floresta e Águas: Práticas de Saberes em Saúde”, publicação produzida pelo OBTEIA que tem como objetivo divulgar pesquisas de avaliação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo Floresta e das Águas (PNSICFA) juntamente com suas populações. A obra reúne reflexões sobre o tema da saúde da população rural através das pesquisas desenvolvidas por 69 autores, entre representantes do SUS, de movimentos sociais e da academia desde 2012, envolvendo onze territórios de todo o país. A atividade será realizada no Auditório do Instituto Federal de Rio Verde, às 16h.

Além do lançamento durante o encontro regional da SBPC, o livro também será lançado no dia seguinte, 18/05, às 13h, na sede da Associação do Assentamento Pontal do Buriti, Rio Verde (GO).

 

 

Educação, Equidade e Saúde
 
Estudos Comparados
 
 
observarh2
 
obteia
 
 
 
 
saudelgbt2
  
oiapss2

Notícias