NESC/UFPB realiza encontro presencial do curso “Saúde LGBT na atenção básica”

Cerca de quarenta cursistas, alunos da residência multiprofissional de saúde mental da Universidade Federal da Paraíba cujo campo de prática é a rede de atenção psicossocial no SUS, participaram do primeiro encontro presencial do curso "Saúde LGBT na atenção básica: a porta de entrada para a efetivação da equidade em saúde", realizado no dia 21 de julho, na cidade de João Pessoa – Paraíba. Durante o encontro, os cursistas participaram de dinâmicas em grupos divididos por campos de atuação, nos quais puderam desenvolver propostas de ações para as demandas existentes no campo da saúde LGBT.

Curso é fruto de iniciativa do Observatório da Política Nacional de Saúde Integral LGBT, vinculado ao NESP/UnB

Por Gabriela Lobato

Durante o encontro, os cursistas participaram de dinâmicas em grupos divididos por campos de atuação, nos quais puderam desenvolver propostas de ações para as demandas existentes no campo da saúde LGBT. Segundo a coordenação do curso, a intenção é contemplar todos os municípios do estado da Paraíba. Os municípios de Conde, Patos e São Bento serão os próximos a receber a capacitação.

O curso

Fruto de uma iniciativa do Observatório da Política Nacional de Saúde Integral LGBT, vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB), o curso “Saúde LGBT na atenção básica: a porta de entrada para a efetivação da equidade em saúde” é uma capacitação semiprensencial na forma de extensão universitária realizada pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (NESC/CCS/UFPB), coordenado pelos integrantes do Núcleo José da Paz Alvarenga, Roberta Rocha e Rackynelly Soares, e tendo por facilitadora a Professora Maria Aparecida Bezerra da UFPB.

Durante o curso, na modalidade de educação à distância, os alunos contam com acompanhamento por tutoria no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). No encontro presencial, os conteúdos vistos no AVA são problematizados, dando subsídios aos alunos para o atendimento humanizado da população LGBT. Além disso, os participantes são orientados a apresentar uma proposta de ação no seu serviço de atuação, considerando as demandas no contexto da saúde LGBT