Facebook-icon  Twitter-icon

 

Notícias

OBSAM conclui curso de capacitação dos ACS para ações preventivas ao uso de álcool e outras drogas

O Curso de capacitação dos agentes comunitários de saúde para ações preventivas ao uso de álcool e outras drogas, iniciado em julho deste ano, chegou ao final em agosto, após dias de aulas e atividades em ambiente virtual de aprendizagem.

Realizado pelo Observatório de Atenção às Políticas de Saúde Mental no DF – OBSAM/NESP/UnB, sob a coordenação geral da Professora Doutora Maria Aparecida Gussi, o curso à distância, com carga horária de 80h/aula, teve quarenta e cinco agentes comunitários de saúde (ACS) inscritos. Nesta edição piloto, os ACS foram indicados a partir de uma articulação entre o OBSAM, os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Ceilândia, Samambaia, Santa Maria e Sobradinho, visando a fortalecer o matriciamento e a articulação da rede local de saúde.

Continuar...

Direito sanitário - Brasil e Portugal numa perspectiva comparada

 

Em entrevista ao NESP, o professor doutor André Gonçalo Dias Pereira, diretor do Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra, em Portugal, e membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, destacou os principais avanços e desafios no âmbito do direito sanitário numa perspectiva comparada entre Brasil e Portugal, além de apontar possíveis caminhos que o Brasil poderia trilhar inspirado em seu país para desenvolver estratégias que garantam o direito à saúde e cidadania da população brasileira.

Continuar...

Os desafios para a Saúde Coletiva no Brasil

 Maria Cecilia de Souza Minayo possui graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e em Ciências Sociais pela City University of New York (1979), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1989). Desde 1997, é editora científica da Revista Ciência & Saúde Coletiva, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, e pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz. Em breve entrevista à Tempus, Minayo fala sobre os desafios para a Saúde Coletiva no Brasil e enaltece a importância do periódico.

Continuar...

Pesquisadores do NESP receberão Curso de Capacitação em Revisão Sistemática Mediada por Tecnologia

O Grupo de Estudos em Revisões Sistemáticas, parte do Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB), reuniu-se nesta segunda-feira, 04, para discutir o Curso de Capacitação em Revisões Sistemáticas Mediadas por Tecnologias, que será ministrado em Brasília em outubro de 2017.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre o NESP e a Profa. Dra. Andréia Drummond, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuris (UFVJM), que ministrará o curso.

Continuar...

 
observarh2
 
obteia
 
 
 
 
saudelgbt2
  
oiapss2

Notícias