Facebook-icon  Twitter-icon

 

Notícias

Curso JAVU – 2019 (1ª fase)

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
Curso JAVU

A Universidade de Brasília, por meio do Núcleo de Estudos em Saúde Pública está com matrículas abertas para o curso de formação “ESTRATÉGIAS DE EMPODERAMENTO DE ADOLESCENTES E JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL (Curso JAVU - 2019)”.  Professores da rede pública de ensino (do 6ª ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio), podem se inscrever gratuitamente até dia 01 de agosto de 2019.

Leia mais...

Nesp elege nova coordenação para o biênio 2019-2021

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
Professores Breitner Tavares, Pedro Jabour, Valéria Mendonça e Cláudio Lorenzo

O Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Ceam/ UnB) está sob nova coordenação. Em reunião realizada no dia 10 de maio, pesquisadores, professores e estudantes associados elegeram, por unanimidade, os professores Pedro Jabour e Breitner Tavares para a coordenação do Núcleo no biênio 2019-2021. Os docentes disseram-se honrados em assumir a coordenação do Nesp/UnB, em especial no contexto político em que o país se encontra, pois exigirá ainda mais dedicação na disputa pelos recursos públicos.

Leia mais...

SAÚDE INDÍGENA: Pesquisador do Nesp/UnB compartilha achados de investigação com representantes do Banco Mundial/ONU

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
Dr. Roberto Carlos se reunie com equipe do Banco Mundial/ONU

Na tarde desta terça-feira, 26, o pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília (Nesp/ UnB) Roberto Carlos de Oliveira reuniu-se em Brasília com representantes de diversos setores do Banco Mundial da Organização das Nações Unidas no Brasil (ONU) para apresentar resultados de sua pesquisa ligada ao Observatório da Saúde Indígena (Nesp/UnB). Sob o título “Uso de Álcool entre o Povo Indígena Maxakali: Como as mulheres são afetadas?”, a atividade integrou a agenda do Banco Mundial sobre o Mês Internacional da Mulher por meio de um seminário “BBL” (Brown Bag Lunch), uma atividade na qual são compartilhados lições aprendidas e desafios sobre determinado tema.

Leia mais...

Saúde da mulher negra: como o machismo e o sexismo ampliam a desigualdade no acesso e qualidade em saúde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
Andréia Simplício - NESP

Dando continuidade a série "Interfaces Temáticas" do Observatório da Saúde da População Negra, vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (PopNegra/NESP/CEAM/UnB), a graduanda em Serviço Social pela Universidade de Brasília, Andreia Simplício apresenta um panorama sobre a situação de saúde das mulheres negras no Brasil, na compreensão de que o sexismo e o racismo atuam de forma interseccionada, elevando o patamar de desigualdade no acesso e qualidade em saúde, assim como na incidência da violência. 

Leia mais...

NESP participa de 1ª Maratona de Prevenção Combinada promovida pelo DIAHV no Brasil

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

 

Promovido pelo Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde (DIAHV/MS), o primeiro HackHealth (Maratona de Prevenção Combinada) realizado no Brasil  reuniu cerca de 40 pessoas das cinco regiões do país no último fim de semana em Brasília. O evento tem como objetivo fomentar o debate de novas abordagens e tecnologias para alcançar as juventudes e incentivar a criação de projetos inovadores no campo da prevenção combinada para diferentes públicos.

Leia mais...

Observatório da Saúde da População Negra realiza gravação para o programa Diálogos da UnB TV

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Com o tema Violência e saúde da população negra, o pesquisador em formação Jefferson Demétrio e a pesquisadora associada do Observatório da Saúde da População Negra, vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília (PopNegra/NESP/CEAM/UnB), Andréa Leite discutiram a temática a partir dos dados divulgados pelo Atlas da Violência 2018.

Leia mais...

 
observarh2
 
 
Observatório da Saúde Indígena
 
Saúde LGBT
 
oiapss2
 
Educação, Equidade e Saúde
 
Estudos Comparados
 
Rede de Observatórios em Saúde e Equidade
 

Notícias