Revista Tempus lança convocatória para edição especial sobre Saúde mental e os desafios da construção da Rede de Atenção Psicossocial

A Revista Tempus Actas de Saúde Coletiva (ISSN 1982-8829) informa que está aberta a chamada pública para submissão de artigos científicos – em português e inglês – para o número especial temático sobre saúde mental e os desafios da construção da Rede de Atenção Psicossocial, coordenado pelas professoras Dra. Maria da Glória Lima e Dra. Maria Aparecida Gussi, a ser lançado em dezembro de 2017.

O lançamento é uma iniciativa apoiada pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (NESP/CEAM) e pela Faculdade de Ciências da Saúde (FS), ambos da Universidade de Brasília. Esse número especial espera disseminar a produção de estudos e metodologias procedentes de projetos e experiências inseridas no contexto da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), bem como compartilhar conhecimentos destacando o trabalho de profissionais e pesquisadores na área de saúde mental, álcool e outras drogas na articulação e no fortalecimento da RAPS em face aos desafios da Política Nacional de Atenção à Saúde Mental.

O presente número da Revista Tempus pretende contar com contribuições e experiências que contemplem os seguintes eixos: a) mudanças do modelo de atenção na perspectiva da atenção integral, da inclusão e participação social dos usuários e familiares da saúde mental e de álcool e outras drogas; b) experiências de prevenção na área da saúde mental e de álcool e outras drogas; c) articulação e fortalecimento de trabalho em rede e processos de territorialização no campo da saúde mental, álcool e outras drogas; d) o trabalho e os desafios da inclusão social na perspectiva da autonomia e geração de renda dos usuários da saúde mental; e) articulação entre saúde mental e arte e cultura; f) projetos colaborativos entre universidade, serviços e comunidade.

Os artigos serão selecionados pelos critérios de ineditismo, coerência argumentativa, qualidade da construção da narrativa e suporte de figuras e gráficos do texto. Orientações sobre a submissão de artigos podem ser encontradas no https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus.

Confira abaixo o cronograma da chamada pública:

Submissão: até 30 de outubro de 2017

Resultado final: até 17 de novembro de 2017