Facebook-icon  Twitter-icon

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Políticas, Planejamento, Gestão e Atenção à Saúde da Família

Caracterização: A linha Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde (PPG/S) integra o conjunto de conhecimentos envolvidos na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas de saúde, com foco na gestão de sistemas e serviços de saúde e da reorganização dos modelos e práticas de atenção à saúde, no âmbito da atenção básica com foco na Estratégia Saúde da Família.

 

Saúde, Sociedade e Cidadania

Caracterização: A linha de pesquisa Saúde, Sociedade e Cidadania apresenta e discute os processos sócio-históricos modernos e contemporâneos que conformaram o pensamento das ciências sociais aplicados à saúde. Traz discussões sobre a relação entre o biológico/social e estrutura/indivíduo, bem como o seu impacto nas realidades classe, sexo/gênero e raça/etnia. Aborda a importância dos movimentos sociais para a democratização da saúde e para a instauração da diversidade como princípios norteadores da qualificação da demanda e da oferta de serviços e ações de saúde, enquanto direito de cidadania. Esta linha inclui também as ações de informação, educação e comunicação em saúde com vistas à promoção da saúde, mediadas por tecnologias inclusivas.

 

Epidemiologia, Saúde, Ambiente e Trabalho

Caracterização: A Epidemiologia é uma disciplina que, partindo de uma abordagem quantitativa de aferição dos fenômenos relativos ao processo saúde-doença, e em comunicação estreita com outros saberes, proporciona ferramentas analíticas para: (a) realizar diagnósticos de saúde das comunidades apontando para a freqüência e distribuição dos eventos; (b) verificar relações causais ou fatores associados às doenças, agravos e aos fatores determinantes e condicionantes; (c) avaliar o resultado de intervenções em termos de eficácia, efetividade ou impacto; (d) qualificar as ferramentas de diagnóstico e de triagem ou rastreamento de doenças / infecções na comunidade. Dessa maneira, a Epidemiologia contribui com um arsenal metodológico para a realização de pesquisas em saúde no âmbito da comunidade, de populações amplas e dentro dos serviços de saúde e em âmbitos de trabalho ajudando a definir prioridades de intervenção ou a avaliar intervenções. Também constitui um apóio à realização da vigilância em saúde apontando para a sensibilidade dos sistemas, métodos de monitoramento e avaliação. A linha inclui também a interface da saúde com o ambiente apontando para determinados âmbitos da vida humana como o mundo do trabalho.

 

 
observarh2
 
 
Observatório da Saúde Indígena
 
Saúde LGBT
 
oiapss2
 
Educação, Equidade e Saúde
 
Estudos Comparados
 
Rede de Observatórios em Saúde e Equidade