Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Curso JAVU

A UnB está com inscrições abertas para o curso “Estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social”, o JAVU. A iniciativa destina-se a professores da rede pública de ensino (do 6ª ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio) de 40 municípios brasileiros cujos índices de vulnerabilidade juvenil são classificados como “alto” ou “muito alto” (confira a lista), além de terem aderido ao Programa Saúde nas Escolas (PSE).

Desenvolvido na modalidade de extensão e no formato EaD com tutoria, a capacitação é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UnB (NESP/UnB), em parceira com o Ministério da Saúde. O objetivo é colaborar com uma cultura inclusiva, emancipatória, não discriminatória, de respeito à diversidade e de cultura de paz no contexto escolar, de modo a promover a saúde de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Estão sendo disponibilizadas 2.500 vagas. A formação é gratuita, com duração de 180 horas e apresenta um conteúdo centrado nos jovens e adolescentes e em temas que permeiam o ambiente escolar, como: prevenção às violências, inclusive no namoro; álcool e outras drogas; direitos sexuais e reprodutivos; gênero e outros. A partir da imersão na formação, os professores terão acesso à Topografia Javu (TopJavu), um mapeamento da rede de serviços de apoio e proteção à juventude nos municípios selecionados.

O ambiente de aprendizagem virtual, o material didático e o TopJAVU foram criados pensando especificamente na temática do curso. A equipe de conteudistas, tutores e técnicos do projeto é multiprofissional e conta com pedagogos, sanitaristas, enfermeiros, comunicadores sociais, advogados, assistentes sociais, dentre outros. Além da excelência da formação da equipe, todos passaram por um curso de promoção da saúde para inserção na atividade.

As inscrições devem ser realizadas por meio de um formulário eletrônico disponível NESTE LINK. A certificação será realizada pela Universidade de Brasília.

Clique aqui para ver a lista dos municípios selecionados e a quantidade de vagas.

Para sanar dúvidas ou obter outras informações, envie email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..