Entre os dias 16 a 22 de julho de 2017, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sediará a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro ocorre desde 1948 e é considerado o maior evento científico da América Latina.

A Reunião é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia e conta com a participação de docentes, discentes, profissionais liberais, representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia.

Inscrição

O prazo de inscrição online SEM envio de resumo é até às 12h do dia 10 de julho de 2017. Já para quem pretende submeter trabalhos, as inscrições devem ser feitas até as 12h do dia 27 de março de 2017.

O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, mas quem quiser submeter trabalho para apresentação na forma de pôster, frequentar minicurso ou ainda obter o certificado de participação geral e o material do evento deve garantir sua inscrição.

Consulte AQUI as normas de inscrição.

Programação

Além da tradicional programação científica, composta por conferências, mesas-redondas, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres, está prevista a realização de uma série de atividades que ocorrerão simultaneamente à Reunião como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultura (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à artes e cultura), a SBPC Afro indígena (conferências e mesas-redondas que abordam esta temática) e, no dia 22 de julho, encerrando o evento, ocorre mais uma edição do Dia da Família na Ciência, cuja programação é dirigida à interação com a comunidade, mostrando que a ciência faz parte do dia a dia das pessoas.

Na semana anterior ao início do evento, ocorrerá a SBPC Educação, com atividades voltadas para a atualização de professores do ensino fundamental e médio.

Submissão de Resumo

Essa edição conta com diversas alterações nos critérios de submissão de trabalhos, entre elas, destacam-se a admissão máxima de 1250 resumos e o envio de trabalhos em formato expandido. A comissão organizadora ressalta ainda que  a análise dos resumos será extremamente rigorosa e reforça a necessidade da atenção na revisão antes de submeter o arquivo (pdf) final do resumo, pois não será possível qualquer alteração após a submissão. Erros gramaticais e de ortografia implicarão em recusa e resultados preliminares, inconclusivos ou projetos de pesquisa serão recusados.

Atenção! Somente efetuar a inscrição no evento não reservará vaga para enviar o resumo, pois é necessário que o pdf do resumo seja submetido, via Módulo dos inscritos, para ser submetido à análise antes que o limite seja atingido.

Regras, prazos, modelos de resumo e outras informações podem ser conferidos no link: https://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte/inscricao-e-envio-de-resumo/

69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Data: De 16 a 22 de julho de 2017
Local: Universidade Federal de Minas Gerais, Campus Pampulha, Belo Horizonte/MG